Good Practices | Morning

01:00
"GET OUT OF BED, sleep early, do your homework, workout, improve everyday, meet new people, explore new things and just get out of bed."

(SAI DA CAMA, deita-te cedo, faz os trabalhos de casa, faz exercício, melhora a cada dia, conhece novas pessoas, explora novas coisas e apenas sai da cama.)



“De manhã é que se começa o dia.”
“Acordar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer.”

Oh, vá lá, já todos ouvimos isto. Acho que são as frases que os meus avós mais me dizem desde pequena, principalmente naquela altura da pré-adolescência em que achava que era fixe deitar-me às tantas e acordar há hora de almoço. 
A realidade é que com o passar do tempo fui perdendo esses hábitos e ganhando outros bem melhores! Principalmente desde que criei o blog e que senti a necessidade de gerir melhor o meu tempo, adotei algumas boas práticas que me permitem começar bem o dia, ora vejamos:

Uma boa manhã, começa de noite
Eu sei, são 10 da noite e temos o anjinho no nosso ombro direito a dizer «hora de ir dormir, arruma tudo e mete-te na cama», e depois temos o diabinho do lado esquerdo a dizer «oh mas tu estás a gostar tanto desse episódio/estás a dar o teu dia por concluído? Ainda há tanto por fazer!». Vamos mas é dar um pontapé no diabinho, está bem? 
Eu tenho muitas vezes a mesma sensação, de que ainda tenho muito por fazer/não tenho tempo para nada: mas descansar é mesmo necessário! Esforço por me deitar a saber que vou dormir pelo menos 7h30 sendo que tento que sejam sempre 8h.


A questão de acordar
É complicado acordar às 6h da manhã todos os dias; se é! No entanto gosto de acordar cedo porque me dá a sensação de que tenho tempo para aproveitar e a minha manhã não é tão stressante (ás vezes). 
No entanto, claro que depende do horário de trabalho mas o truque é deitarmo-nos o mais cedo possível e acordarmos o mais cedo possível: agora sim, é hora de fazermos “o que havia tanto para fazer à noite”.

No snooze or you lose!
Vamos fazer disto um jogo: temos de nos levantar da cama o mais rápido possível antes que a preguiça nos ataque e a coragem se desvaneça. Se te der jeito e resultar contigo, experimenta pôr o telemóvel longe da cama, é uma excelente maneira de despertares.

Stretch 
Esta dica ajuda imenso na hora de nos levantarmos. Se assim que esticarmos o braço para desligar o alarme fizermos alongamentos, o nosso corpo começa a trabalha e percebe «wow, já estou acordado, é hora de começar o dia!» (e ajuda muito no Inverno quando está mais fresquinho).

Nada de telemóveis

Durante a hora em que acordares mais cedo nem ligues o wi-fi – ele está bem assim, desligado. Ao inicio pode parecer uma luta mas com o hábito já nem pensamos nisso. A razão é simples: passamos o tempo todo agarrados a aparelhos eletrónicos e isso influência imenso a nossa vida. Se nos pusermos a ver fotografias do Instagram, não vamos completar nada do que queríamos.

Tira uns minutos para ti; conecta-te com a Energia-Mãe
Antes de pegares no que decidires fazer de manhã, tira uns minutos para ti, para refletires. Deixo abaixo algumas das coisas que podes fazer:
                -Meditar
                -Ler um pouco
                -Dançar ao som de música
                -Yoga
                -Escrever algo (seja no diário, blog ou em folhas soltas)

Agora sim: faz algo!
Após os minutos de reflexão que alteram por completo o nosso mood para o dia todo (acreditem mesmo que altera, talvez não nos primeiros 3 dias mas depois vai saber-vos bem e fica um hábito que não vão querer largar por nada), está na hora de completares pelo menos um dos “goals” para o teu dia ou uma das tarefas a fazer.

Por exemplo, eu costumo aproveitar este tempo para escrever algo para o blog, responder a comentários, partilhar posts, etc.

Começa o teu dia com um sorriso
Por norma, estamos tão consumidos em fazer tudo, em não nos atrasarmos, em isto e aquilo que nos esquecemos que a manhã afeta o dia todo. 
Tanto funciona no meio de situações menos boas como mal acordamos porque ficamos logo num bom mood. Podes sorrir a alguém, para ti mesmo/a ou ambos.

Que a partir de agora, a vossa manhã seja ainda melhor!

6 comentários:

  1. Olá olá!
    Adorei as dicas, eu mesmo tenho posto em prática algumas das que descreveste em cima!
    Beijinhos <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adorei tanto este post <3 vou sem duvida apontar algumas notas que retirei do que li <3
    Beijinhos

    Blog ♡ SimplyNeca | Instagram

    ResponderEliminar
  3. :o é incrível :D Se a testares vais adorar :D
    Ahahah é muito terrível, de facto!

    Confesso-me uma pessoa das manhãs. Sou fã de acordar cedo por muito tarde que me deite (e isso percebe-se pela minha rotina de final de semana). Uma coisa que gostava de saber e começar a fazer (tipo já) é meditação. Embora tire o meu tempo, sinto que nem sempre o aproveito da melhor forma!
    Ótimas dicas!

    NEW TIPS POST | CREATE YOUR VEGAN MAKEUP KIT – EASY EDITION.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  4. Wonderful post as always:)
    kisses

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Muito boas dicas! Felizmente, ando a conseguir tornar-me uma rapariga de manhãs, mas não tem sido um processo fácil :p

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  6. Não me deito às 22h, mas faço por acordar sempre às 8h30 então deito-me à hora em que me torna possível dormir as 8h sempre!!

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.